segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Rede Universitária de Telemedicina e Telessaúde (RUTE): Videocurso TOXOPLASMOSE

Trata-se de uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.
A infecção nos humanos é assintomática em 80 a 90 % dos casos, isto é, não causa sintomas, e pode passar desapercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal. As defesas imunológicas da pessoa normal podem deixar este parasita “inerte” no corpo (sem causar dano algum) por tempo indeterminado.

No entanto, quando esta pessoa tornar-se imunodeprimida (com as defesas imunológicas diminuídas) por qualquer razão (AIDS, secundária a remédios usados para transplantados ou mesmo após uma doença muito debilitante) os sintomas e a doença toxoplasmose pode se manifestar.

Outro período particularmente de risco para se adquirir a infecção é durante a vida intra-uterina, da gestante para o feto (transmissão vertical). O feto pode ter afetada a sua formação quando contaminado.
Com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre a doença, a Rede Universitária de Telemedicina e Telessaúde (RUTE) no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá promover o Videocurso de Toxoplasmose no dia 06/09/2011, no horário de 9h as 11h, no auditório do Centro de Estudos do HUJBB com a palestrante Profª. Cléa Bichara – médica, abordando o tema mencionado acima. Este evento é voltado para profissionais e estudantes da área da saúde na capital e nos campis da UFPA (Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Marabá, Soure).

Serviço:

Videocurso sobre TOXOPLASMOSE
Dia 06/09/2011
Horário: 09h
Local: Centro de Estudos HUJBB
Clientela: Livre para todos os públicos.
Inscrições gratuitas no dia do curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário