terça-feira, 29 de março de 2011

Videoconferência de Uso Racional de Medicamentos pela Rede Universitária de Telemedicina e Telessaúde (RUTE)


A sociedade mundial precisa empreender esforços para melhorar a forma de utilização dos medicamentos. Caso contrário, o tratamento das enfermidades será cada vez mais difícil e custoso.
“Os medicamentos salvam vidas e melhoram a condição de saúde das pessoas, mas não devem ser tratados como mercadorias e usados indiscriminadamente”, afirmou o chefe da Unidade de Medicamentos Essenciais, Vacinas e Tecnologias de Saúde da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jorge Bermudez.
Com o objetivo de evitar o uso indiscriminado de medicamentos, a Rede Universitária de Telemedicina e Telessaúde (RUTE) no Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará irá promover o Videocurso de Uso Racional de Medicamentos em 05.04.2011, no horário de 9h as 11h, na sala 5 do Centro de Estudos do HUJBB com os palestrantes Ms. Alex Oliveira, Ms. Maria Heliana Alencar e Ms. Marcele Carvalho (farmacêuticos), abordando o tema mencionado acima. Este evento é voltado para profissionais e estudantes da área da saúde na capital e nos campis da UFPA (Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Marabá, Soure).


    Dia: 05/04/2011 – Horário: 9h às 11h.
    Local: Centro de Estudos – Sala 5
    Instrutores: Ms. Maria Heliana Alencar - Farmacêutica.
                         Ms. Alex Oliveira – Farmacêutico.
                         Ms. Marcele Carvalho – Farmacêutica
   Inscrições no dia do curso.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Nas Livrarias da Editora da UFPA a Volta às Aulas tem Conteúdo.



Visite-nos, de segunda a sexta das 09 às 18h e ganhe descontos.
Até 31 de março. Boas Compras!


Livraria da Praça Avenida:
Presidente Vargas S/N

Livraria da Cidade Universitária:
Rua Augusto Correa, 1.
Setor Básico – Guamá 

Contato: (091) 32017911 
Twitter: @ed_ufpa

sexta-feira, 25 de março de 2011

PROJETO CINEMED - O ENSINO DA ÉTICA ATRAVÉS DO CINEMA NO HUJBB


O Projeto “CINEMED: o estudo da ética em saúde através da linguagem cinematográfica” foi implantado no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) como parte integrante do currículo do internato de faculdade de medicina da UFPA e da Residência Médica, como disciplina “Ética em Saúde” a ser ministrada de uma forma não convencional, surgido em 2002 com o intuito de incluir na grade curricular médica a disciplina ética em saúde de forma dinâmica. Os principais objetivos são: Proporcionar a valorização do profissional da área e sua importância para o paciente; Sistematizar a memória inscrita das discussões sobre as Sessões; Intensificar a divulgação das sessões do CINEMED; Promover a coligação entre as sessões anteriores, a fim de ratificar suas aceitabilidades e compreensão dos objetivos pelos palestrantes e os ouvintes; Estimular a participação dos discentes nos debates e atividades afins referente ao tema. Os filmes são selecionados por um grupo de profissionais da área de saúde, sendo geralmente escolhidos filmes que abordam a ética em saúde.

Hoje acontecerá sessão do Projeto CINEMED com o filme MAR ADENTRO às 16h tendo como debatedora a Prof° Vânia Alvarez, no Auditório do HUJBB.